O robô Perseverance, da Nasa, deu o início a uma nova etapa da sua missão na superfície de Marte. O equipamento espacial começou a formar um depósito de rochas marcianas. Ao longo dos próximos dois meses, dez tubos de titânio com amostras de solo serão deixadas em uma área que recebeu o nome em inglês de Three Forks.
+ Cinco aviões comerciais com versões militares
+ CES 2023 terá estreia de smart TV sem fio
+ Lançamento de foguete coreano da base de Alcântara é adiado
A primeira amostra de solo deixada em Three Forks foi coletada em 31 de janeiro de 2022, da região de Séitah Sul da Cratera Jezero. O processo levou cerca de uma hora entre a retirada do tubo do interior do Perseverance e as manobras para permitir que o robô deixasse o local sem atropelar a amostra.
A explicação para esse depósito é a seguinte: a ideia é que ele sirva como um backup para o caso de o Perseverance ficar incapacitado de entregar as amostras que leva consigo para a futura missão espacial que vai trazer as rochas marcianas para a Terra, programada para o fim desta década.
Caso isso aconteça, está previsto que helicópteros se locomovam até Tree Forks para recolher as amostras de reserva, possibilitando que a missão seja cumprida mesmo em caso de contratempos com o Perseverance. O robô foi lançado em julho de 2020 e chegou na superfície de Marte em fevereiro de 2021.